Toda crise tem seu lado bom, e uma das boas coisas que vemos acontecer no mercado de trabalho corporativo é o crescimento e fortalecimento do mercado home-office.
Finalmente caiu a ficha de que muitas atividades podem ser sim feitas de casa com a mesma e até superior qualidade. Ganha o empregador que reduz sua estrutura física e insumos, ganha o colaborador com mais qualidade de vida, tempo em família. Com alguns ajustes essa é uma modalidade que veio pra ficar, e para as empresas antenadas com a inovação que pede este "novo-normal" ela não vai embora mais. Quem pretende nadar contra a maré do avanço do trabalho criativo e de uma nova era estará fazendo muito mais esforço para alcançar seus objetivos. O mundo mudou e a forma de trabalhar também. Prova disso é o aumento de milhares de vagas nessa modalidade.
Você pode não saber mas desde que as atividades comerciais existem, existe o trabalho em casa, home-office, trabalho a distância ou como foi chamado durante muito tempo o teletrabalho.
Então agora vocês poderão contar aqui no Blog com essa categoria Trabalho a Distância onde eu vou trazer notícias, dicas, ideias e um pouco da minha experiência de mais de 20 anos trabalhando neste formato, gerenciando projetos e equipes com sucesso e tranquilidade garantindo uma excelente qualidade de vida.
Mas esse post é para dar uma boa notícia, na verdade algumas:
Para começar, se você der um Google sobre vagas de home office vai encontrar várias matérias falando sobre o atual e real aumento de vagas nessa modalidade. O Infojobs um dos maiores portais de emprego registro mais de 5 mil vagas em 1 mês - um número nunca antes visto.
Revolução
“Efeito home office” pode criar 15 milhões de empregos na próxima década nos EUA
Você imagina por que esse fenômeno está ocorrendo?
De cara você vai responder: pandemia. É, com certeza ela deu o empurrão que faltava, mudando o home-office de lugar. Ele deixou de ser uma opção e passou a ser a única opção para muitas empresas de uma vez só. Com isso a demanda foi inevitável.

Mas se você olhar bem de perto já existia um grupinho ativo e organizado colocando lenha nesta fogueira. Nessa turma estão os profissionais liberais, artesãos, hipsters e empresas que valorizam a entrega mais do que um cartão de ponto.
Claro que essa mudança assim no susto e de forma impositiva não está sendo fácil para alguns. É preciso vencer as barreiras do preconceito com o trabalho remoto e rever muito do que acreditamos até hoje ser o "ambiente ideal de trabalho"
Mas o home office, trabalho a distância, trabalho remoto ou como queira chamar chegou para ficar e para abalar! Não dá mais para fingir que isso não está acontecendo.