Organizando a rotina pessoal em home-office

Quem nunca se viu perdido em organizar a rotina pessoal ou profissional?

E em tempos de pandemia, quarentena, home office.... parece que tudo isso ficou um pouco mais complexo.

Pois é, trabalhando em home office a mais de 10 anos não vou negar - essa é uma missão e tanta! E confesso: durante anos não foi o meu ponto forte... (talvez ainda não seja kkk) Mas consegui fazer com que funcionasse bem!

Quantas vezes achei que tinha uma rotina e tudo organizado e me dei conta de que por mais adaptada que esteja, a rotina requer ajustes constantes para não ser uma coisa chata, massacrante.

Esse é sem dúvida um dos desafios do home-office.

Se você fizer um pesquisa vai achar pelo menos uma dezena de e-books falando sobre o tema, em como organizar uma rotina eficiente com várias dicas genéricas...

Mas pense comigo: cada um tem o seu jeito de ser feliz e produtivo trabalhando em casa e pior (ou melhor) não há uma receita de bolo que funcione para todo mundo.


Então antes de mergulhar de cabeça em regras prontas tente descobrir qual é a "receita" que pode funcionar bem para você, para o seu time ou para a sua empresa.

Afinal esses devem ser os objetivos principais.


Para te ajudar com isso resolvi trazer 3 pontos da "minha experiência" que foram fundamentais para fazer essa vida de trabalho em casa funcionar:

  • Home office é para todos?

  • As regras do home-office são as mesmas do escritório?

  • Rotinas domésticas versus trabalho em casa

Então vamos lá:


Home office é para todos?

Não! Na minha opinião definitivamente não.

Nem todo mundo que trabalha em casa é mais produtivo, feliz e entusiasmado do que o colega que vai ao escritório todos os dias. Como tudo nessa vida existem os prós e os contras dessa forma de viver e trabalhar.


Quando eu iniciei o meu home office de cara eu encontrei muitas vantagens:

  • não pegar transito todos os dias. Essa é desde o início a campeã! Eu odeio ficar no transito e dirigir horas para ir ao trabalho. (mas isso sou eu né?)

  • Ter horário menos rígido. Essa é perigosa, quase um pegadinha se a gente não tomar cuidado e alinhar direitinho com o resto da equipe

  • Economizar com alimentação. Essa é muito verdadeira até hoje, mas precisa de organização doméstica intensa - que vou falar mais a frente.

Mas também surgiram as desvantagens e para mim a principal foi encontrar o equilíbrio ideal para a liderança a distância com dificuldades que iam desde gerenciar até estimular e alinhar as expectativas da equipe.

Depois de vencido esses limites ainda bateu aquela saudade do cafezinho e bate papo com os colegas no corredor e do choppinho happy hour.


Então para você caro leitor fica a reflexão - se você é daqueles que precisa da troca constante, aprovação, opinião dos seus colegas de trabalho ou como gestor não consegue estimular sua equipe sem aquele olho no olho... talvez o home-office integral não seja o melhor caminho. Optar por um home parcial (2x semana) ou vice-versa pode dar melhor resultados.

Mas se você é aquele que gosta de ficar no seu cantinho totalmente concentrado nas suas tarefas, não se dispersa facilmente e tem boa disciplina doméstica, já é meio caminho andado para o sucesso do seu home-office.


As regras do home-office são as mesmas do escritório?

Bom... eu diria depende....

Depende do que será combinado entre as partes seja empregado/empregador ou fornecedor/cliente - aqui o que vale é a máxima "combinado não sai caro"

Por exemplo: se você é líder de um time de bons resultados de entrega, metas, objetivos, seria interessante deixar a equipe mais solta com os horários?

No meu caso por exemplo: eu trabalho com grandes times de desenvolvimento e não cobro horário deles, apenas resultado. Dia x tem entrega, tem que ser entregue. Como, quando e por quantas horas meu parceiro vai trabalhar não é relevante.


Mas... se o mundo CLT impões regras como jornada de trabalho de 6 a 8 horas você pode optar em flexibilizar o horário sem perder a jornada e controlar isso usando ferramentas como a Pontomais que permite controlar os horários online de suas equipes.


Rotinas domésticas versus trabalho em casa

E agora a que eu chamo de "calcanhar de aquiles" da operação home-office de sucesso.

Se você não tem uma rotina doméstica adaptada para te ajudar a trabalhar bem em casa, se você se distrai entre os cuidados da casa, filhos, marido, esposa, em quanto está trabalhando... as chances de isso dar certo vai cair, despencar!

Quem está trabalhando em casa precisa separar as duas coisas de alguma forma e vou falar: não é fácil!

Se você está em home office observe: Você pula refeições com frequência, pede comida todo dia para facilitar a vida, não consegue esvaziar a pia de louça, senta para trabalhar de pijama???

Isso interfere negativamente no seu home-office!

Então pega aí algumas dicas básicas que podem ajudar muito você:

Café da manhã: deixe posta a mesa de café antes de ir dormir, isso vai incentivar não só a você tomar essa que é uma das principais refeições como ajudar no ritmo da rotina doméstica.

Tempo para a louça: se você é daqueles/daquelas que se incomoda com louça na pia e que cada vez que entra para lavar um prato acaba se dispersando com outras tarefas - cuidado! Determine um tempo para cuidar dessa tarefa. O método Pomodoro usado para o trabalho pode ajudar a determinar o tempo de refeição+intervalo. Não deu tempo? Relaxe: deixe para a próxima rodada.

Programe suas refeições: faça um cardápio para a sua semana com pelo menos o almoço, e deixe preparado ou adiantado tudo que for possível. Se você é do arroz e feijão então - perfeito! Deixe seu PF pronto ou semi pronto cuidando apenas dos alimentos frescos no dia a dia (como saladas, sucos) você vai ganhar muito tempo no seu dia.

Quer turbinar a organização da comida? Faça marmitas! Isso mesmo! Tire um ou 2 dias da semana para deixar marmitas prontas que você pode levar ao microondas. Rapidez na hora do almoço e menos louça na pia.



E por fim uma dica bônus: dá uma olhada nesse vídeo que traz aquelas ferramentas super coringas que podem ajudar a colocar ordem profissional nessa vida digitalizada. Nosso próximo post vai falar mais sobre Produtividade no Trabalho





ou mande um e-mail para techideias@techideias.com.br

©2020 por Tech Ideias

M TERESA DE J SARDAO SERVICOS DE INFORMATICA - ME

CNPJ: 21.639.634/0001-69 | Vila Maria - São Paulo - SP​

prazo de entrega estimado - 5 dias úteis