Dando um show nas apresentações e palestras online


Não importa se será uma aula, palestra, reunião ou se será ao vivo ou gravada.

Essas dicas vão lhe ajudar a se apresentar melhor e dar um verdadeiro show de profissionalismo online!


Faça um roteiro – defina quais pontos serão apresentados e evite improvisar. O improviso online não é tão divertido e descontraído como no presencial e para a maioria vai soar como falta de preparo e até insegurança!

Defina como será a dinâmica deixando claro para o seu público desde o início qual será apresentado primeiro, comentado primeiro e o que deve ficar para o fechamento Dessa forma o que é importante não será esquecido e você irá controlar a ansiedade do grupo.


Acolha o seu público: Comece sempre dando boas vindas aos participantes, informe como você irá conduzir o seminário em especial em relação ao chat e perguntas.


Perguntas e respostas informe desde o início, e reforce sempre que necessário se as perguntas serão respondidas de tempo em tempo ou ao final da apresentação.

Apresentadores mais experientes podem optar em responder em blocos, de tempos em tempos. Isso gera mais interatividade e participação – mas atenção: é preciso acompanhar e responder as perguntas e retomar ao ponto anterior sem prejuízo do bom andamento da fala.

Outra boa alternativa e abrir uma sessão de perguntas e respostas de acordo com cada tema discutido. Dessa forma você garante a interação entre os temas sem atrapalhar a dinâmica do apresentador.

E a outra alternativa, e uma das mais usadas é a de responder tudo ao final - essa pode ser uma opção desanimadora para quem costuma participar de eventos virtuais, mas

ainda é muito utilizada.


Interação é tudo: Lembre-se sempre de interagir com os participantes e deixe-os à vontade. Fale com os participantes sem recorrer às anotações com frequência. Isso lhe dará maior credibilidade durante a apresentação.

Entregue algum material digital - transforme sua apresentação em um PDF com boa qualidade para que seja publicado online e compartilhado com os participantes ou enviado por e-mail posteriormente.

Capriche na apresentação Se utilizar uma apresentação em power point ou outra ferramenta, cuide para que ela tenha boa leitura e visualização em tela inteira ou compartilhada. Menos conteúdo em cada slide imagens claras, letra legível. Utilize o recurso de validação de design do PowerPoint para auxiliar nas escolhas.

O local Se você estiver em casa ou em um ambiente compartilhado com outras pessoas, escolha aquele cantinho com o mínimo de movimentação e ruído possível. Desligue celulares, telefones, campainha e equipamentos que possam interferir com o áudio.

Caso ocorra alguma interferência, avise seu público e se precisar, pause a gravação ou transmissão e retome quando sanar a interferência.

Se estiver gravando, o ideal é retomar de um ponto anterior ao que parou para garantir um bom corte na edição. Uma segunda opção é parar o vídeo, salvando o trabalho até este ponto, e retomar em uma nova gravação.


Tipo de apresentação: Outro ponto importante é saber se sua apresentação será apenas com a câmera, apenas com slides, ou um misto das duas, e como realizá-la na plataforma.

Tenha um bom mediador· Se sua transmissão é ao vivo, chame algum colega para atuar como mediador do chat mantendo uma conversa agradável com os expectadores e fomentando perguntas, passando informações relevantes ou complementares durante a transmissão e organizando as perguntas para que sejam respondidas.


ou mande um e-mail para techideias@techideias.com.br

©2020 por Tech Ideias. Orgulhosamente criado com Wix.com para você