Maneiras de melhorar a comunicação online com o cliente

Atualizado: Mai 6

Quando falamos em trabalho virtualizado uma das principais preocupações que surge é em relação a comunicação eletrônica com nossos clientes.

Aquele cafezinho ou almoço para negociar "olho no olho" não existe mais, apresentação sentindo as reações dos participantes também não. E tratar por telefone é algo cada vez mais raro, ninguém tem paciência para longos telefonemas (talvez isso mude, e volte ao uso... talvez).

E então? Como realizar uma comunicação eficiente com o seu cliente?

A primeira coisa que você precisa se dedicar é entender bem os principais meios de comunicação para tirar o melhor proveito e resultado de cada um deles e nesse nível temos uma tradicional e quase infalível trilogia: e-mail, Whatsapp, e videoconferência.


Nesse momento não vamos falar tecnicamente dessas ferramentas e seus pares, e sim da sua operação. Não importa qual o correio eletrônico (gmail, outlook, yahoo, etc.) que você usa ou qual a ferramenta de videoconferência (hangout, zoom, skype, etc.) Isso é pano pra manga e tema para outras conversas...


O que quero refletir com você aqui é:

  • Você está se comunicando certo e pelo canal certo para o seu negócio?

  • Suas escolhas de comunicação digital estão alinhadas com o conhecimento do seu cliente?

  • Você sabe qual o formato que seu cliente prefere se comunicar?

  • Será mesmo que você estão usando seus canais com eficiência?

Essas são perguntas que precisam ser compreendidas e respondidas para um bom planejamento de TIC (tecnologia da informação e comunicação). E nesse ninho de na minha opinião o melhor exemplo é o Whatsapp.

  • Quantas mensagens enormes de Whatsapp você manda por dia?

  • E aquele contrato que você mandou pelo Whatsapp e depois não consegue mais localizar no meio de tanta conversa?

  • E os áudios de 10 minutos que você jura que seu cliente ouviu, e minutos depois ele retorna um e-mail com 5 das 10 perguntas respondidas por voz que você acabou de mandar!?

  • E quando você envia uma dezena de fotos para seu cliente, e ele não salva e quando tenta abrir .... puf... a foto sumiu pq você deletou a mensagem?

Esses são alguns dos muitos casos que acontecem diariamente e muitas vezes nem nos damos conta, mas atrapalham nossa relação com o cliente, nossa organização e produtividade no trabalho digital.

Antes de sair mandando mensagens por aí dê uma olhada no fluxo abaixo - ele vai ajudar (e muito) na hora de decidir qual o canal você deve usar.


E lembre-se: leve em conta o que seu cliente prefere como ferramenta de comunicação, muitas vezes você poderá iniciar a conversa em um canal e dar continuidade em outro para criar uma trilha de comunicação eficiente, garantindo que toda a informação chegue onde deve da melhor maneira.


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