Como gravar apresentações e palestras em casa


Entramos em um mergulho rápido (e para muitos) assustador no mundo "agora é tudo online". E neste momento é visível o crescimento da necessidade da gravação de vídeos para se apresentar, informar, ensinar.

Separei aqui algumas dicas importantes e links de profissionais especializados neste tema que me ajudam sempre e poderão te ajudar (muito) a fazer aquela gravação de respeito que seu trabalho merece!


PREPARE-SE!


Primeiro é preciso escolher qual o tipo de vídeo que você vai realizar para escolher se irá gravar com o seu celular ou com o computador. Eu prefiro sempre utilizar o computador por diversos motivos, mas o principal é a versatilidade e facilidade do uso principalmente se durante a gravação eu precisar compartilhar um slide ou a tela com algum conteúdo, por exemplo. (logo menos tem matéria falando e mostrando alguns truques sobre isso)


Mas é claro que muita gente usa o celular, e tudo bem! Se o que você precisa é apenas do vídeo, vai atender direitinho.


De volta ao prepare-se...


EQUIPAMENTO

Agora que você já escolheu se irá gravar com o seu computador ou celular. certifique-se que:

  • O equipamento escolhido esteja em uma base fixa e estável posicionada totalmente plano frontal (sem inclinações). A não ser que você seja do universo das artes, música e sua profissão permita um vídeo descontraído e conceitual, deixe os efeitos de câmera para outro momento.

  • Usando o celular o ideal é utilizar um tripé ou apoio apropriado - bem posicionado, serve até aqueles de colocar no carro!

  • Verifique se possui todos os aplicativos configurados corretamente e em bom funcionamento. Teste, teste várias vezes, especialmente o som!


Usando o celular, a não ser que esteja fazendo algo para o instagram, NUNCA utilize a gravação com o celular “em pé” (vertical), utilize APENAS a posição deitada (horizontal.)


Separei um vídeo bem legal com dicas de profissional para gravar com o celular.




CENÁRIO, o local fala muito sobre você.

  • Esteja longe de áreas onde exista muita ventilação, ruídos de equipamentos, barulhos externos, circulação de pessoas.

  • Se estiver gravando em casa, isole-se em um canto e peça a colaboração dos outros moradores.

  • Escolha se irá filmar sentado ou em pé. A posição sentada além de mais confortável facilita a montagem do set de filmagem e angulação de luz e câmera.

  • Cuide do fundo! O cenário de fundo é o que separa você de uma gravação doméstica para uma profissional (ou semi). Além disso, As pessoas não irão prestar atenção em você se o fundo estiver bagunçado, cheio de detalhes conflitando com a sua apresentação. Algumas opções de cenário de fundo:

Uma parede lisa ou com textura única | Uma parede com um quadro grande Um fundo de plantas | Um fundo preto


  • Combine sua roupa com a escolha do fundo. Se estiver em um fundo branco utilize roupas de cores escuras, e vice versa.

  • Não use xadrez ou listras, especialmente em gravatas.


LUZ É TUDO!

Se você ainda não ouviu isso sobre vídeos, um dia vai ouvir!


A iluminação requer um cuidado mais que especial. O resultado pode ser muito ruim se você não controlar a luz do seu set (cenário) de gravação.

Não basta o local ser bem iluminado, precisa ter o controle de luz, a luz certa.

Talvez você tenha que reforçar a iluminação direcionando a luz para você, ou na sua lateral. No vídeo abaixo o Michael Oliveira dá dicas ótimas sobre luz e como criar uma luz profissional sem sair de casa! Aliás sou fã e aprendo muito com o canal dele, até hoje todas as dicas deram super certo - vale a pena conferir.




E agora, o que está faltando?


Som! Produção - solta o som!

Não adianta produzir um cenário lindo com a luz perfeita se no seu vídeo o áudio estiver estridente, cheio de ruídos ou muito baixo. O som ruim vai impedir que as pessoas entendam o que você está falando, fazendo com que elas se desinteressem em assistir.


Então bora cuidar desse detalhe fundamenta!


A primeira pergunta que sempre recebo é: preciso gravar o áudio separado?

Não! É claro que não! Estamos falando de conseguir gravar com qualidade utilizando os recursos que temos a mão. Se você gravar o áudio separado, vai ter que sincronizar com o vídeo, e a não ser que você tenha grandes talentos de videomaker, isso pode ser um problema.


Outra dúvida que sempre aparece: preciso de um microfone especial?

Sim! o ideal é utilizar um microfone de lapela.

Se você não tiver um ou não conseguir comprar um facilmente, poderá usar um fone de ouvido com microfone, aqueles de celular que também funcionam em seu computador.


Os microfones embutidos nas câmeras, celulares, computadores são feitos para captar áudio ambiente, não voz. ou seja, acabam captando todo o ruído do ambiente, prejudicando a gravação.


Já o microfone lapela ficando perto da boca de quem está falando, capta de maneira mais direcionada o som, excluindo os ruídos do ambiente e ganhando clareza e qualidade na hora de gravar áudio com qualidade.


Com o microfone de lapela (ou o fone do celular) agora tem a "pegadinha" : Como colocar o microfone lapela Ele precisa estar virado para a sua boca, o mais reto possível!

Você pode ajudar usando uma camisa em que a gola favoreça essa posição e a melhor camisa é a de botões - com ela você pode colocar o microfone por baixo passando-o entre dois botões o que vai ajudar a ficar beeem retinho.


Precisa falar pra testar? Teste, teste e teste de novo.

E quem vai dar mais dicas sobre esse assunto é a Delma Lopes, outra fera pra ajudar a gente nessa tarefa.




Dicas simples e valiosas para ajudar um pouquinho nosso dia a dia!


Te espero no nosso @techideias

ou mande um e-mail para techideias@techideias.com.br

©2020 por Tech Ideias. Orgulhosamente criado com Wix.com para você